Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ilha do Mel: Gruta das Encantadas

Um dos primeiros pontos para visitar em Encantadas, a gruta fica localizada na parte sul da ilha - na altura do nível do mar, e por isso só pode ser visitada quando a maré está baixa. Lendas locais dizem que em noite de luar, sereias encantavam os visitantes entoando cantos sedutores e quando eles se aproximavam da caverna, desapareciam misteriosamente. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ilha do Mel - Parte I

 
A ilha do Mel é um ponto turístico muito visitado no Paraná, sendo parte do município de Paranaguá. 
Em 1992, durante a ECO 92, o local foi elevado a condição de Reserva da Biosfera, de forma a preservar suas reservas naturais, e sua administração entregue ao IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Desta forma, a capacidade máxima é de 5 mil turistas - o que na alta temporada pode atrapalhar quem decidir um passeio de última hora.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Farol do Saber

Vocês já devem ser visto vários faróis do saber na cidade. E o que significam?
Trata-se de uma rede de bibliotecas encontradas em vários bairros de Curitiba. A administração é feita pela prefeitura, com projeto concebido na gestão do Rafael Greca.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gastronomia:Casarão Café Colonial

Este Café Colonial estava bem disputado no final de semana que fomos passear. O estacionamento estava lotado - e tivemos que parar no estacionamento em frente ao local.
A variedade de comes e bebes é grande - bolos, tortas, sopas, salgados, embutidos, conservas, café, chás e outros.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

18ª Edição Casa Cor Paraná

Em sua décima oitava edição, o enfoque da Casa Cor Paraná é a sustentabilidade, com valorização dos costumes e preservação da memória da sociedade.
Este ano o cenário é uma casa no Bairro Mossungê, com diversos ambientes: áreas voltadas à atividades recreativas para entreter os filhos dos visitantes, a Lojas Casa Cor, a Loja da Casa e o Centro de Atendimento Técnico Balaroti.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Caminho do Vinho - Colônia Mergulhão

A Colônia Mergulhão está localizada na área rural de São José dos Pinhais, entre as Colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno.
A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo coordena o Programa Caminho do Vinho, com o objetivo de desenvolver a região e divulgar a cultura italiana, folclore, artesanato, comida típica - entre outros.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ExpoVinhos Curitiba

Em sua terceira edição, a ExpoVinhos acontece no Mercado Municipal - de 16 a 18 de Junho de 2011.
O primeiro dia é reservado para profissionais da área e a mídia. Já nos dias 17 e 18 o público poderá ver a exposição e degustar diferentes vinhos, com direito a aula de culinária com chefs renomados na cidade.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caixa Cultural Curitiba

Fui pela primeira vez à Galeria da Caixa, no centro da cidade. Bem estruturada e cuidada, é uma ótima opção para eventos culturais. 
Aproveitei para ver a exposição do Bandeira de Mello, que tem entrada franca.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Semana do meio ambiente

A Prefeitura vai inaugurar 15 novos recintos para pequenos animais, aves e primatas como o mico-leão-de-cara-dourada, ararajuba e papagaios.
Foto: Brunno Covello/SMCS - ARQUIVO
Safári dos Sentidos, novos recintos para animais do Zoológico Municipal, Dia do Amigo Bicho, coleta especial de lixo tóxico e a tradicional feira no calçadão da rua XV de Novembro são algumas das atividades programadas pela Prefeitura de Curitiba para comemorar a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 11 de junho.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Praça 19 Dezembro

Também conhecida como a Praça do Homem Nu, foi inaugurada durante as comemoraçõesdo centenário da emancipação política do estado, ocorrida em 19 de Dezembro de 1853. 
O painel de azulejos de Poty Lazzarotto representa a evolução política do Estado; o painel em granito, de Erbo Stenzel, em alto relevo, representa os ciclos econômicos do Paraná; e o obelisco foi construído em comemoração ao centenário em 1953. Já o Homem Nu, também de Erbo Stenzel, representa o Paraná emancipado e sem medo do futuro.